GRATIDÃO!

GRATIDÃO!

sexta-feira, 30 de junho de 2017

LIFE COACHING


          "O coaching consiste em liberar o potencial de uma pessoa para incrementar ao máximo seu desempenho, essa metodologia consiste em ajudar o coachee (cliente) a aprender através de seus próprios recursos internos, a encontrar as respostas em si mesmo." (John Whitmore)

Life Coaching, ou Coaching de Vida, é o treinamento de Coaching voltado para a auto-realização e o desenvolvimento interior; através dele o cliente desenvolve competências e hábitos eficazes que vão influenciar diretamente sua qualidade de vida. Poderíamos dizer também que o Coaching de Vida promove um alinhamento ou equilíbrio entre vida pessoal, vida profissional e o conjunto de valores que constituem a missão e o propósito de vida do cliente (conhecido no mundo do Coaching como coachee).
Alguns exemplos de demandas comuns em atendimentos de Coaching de Vida: relacionamento interpessoal (sobretudo entre casais e com os filhos adolescentes), administração das finanças pessoais, suporte para tratamentos que envolvem perda de peso e desenvolvimento da auto-estima. Pode estar relacionada com qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc
Duas idéias básicas norteiam o trabalho de Coaching de Vida ou Life Coaching:
1) O cliente é responsável pelas coisas que ocorrem em sua vida, é personagem ativo nesse processo. Se ele se enxergar como uma mera vítima de circunstâncias externas qualquer possibilidade de transformação interior fica bloqueada.
2) O cliente pode aprender novos comportamentos e novas estruturas de pensamento analítico. Nossos hábitos não são inatos, foram todos aprendidos ao longo da vida; minha forma de julgar (e normalmente pré-julgar) pessoas e situações também foi moldada ao longo do tempo. É importante compreender que a mesma forma de pensar e de agir vai produzir sempre os mesmos resultados; essa é a grande motivação para produzir mudanças.

LOCAL: Colégio Nunila Machado
Todas as sextas-feiras a partir das 19:00
Curso com duração de 4 a 8 sessões.

valor de cada sessão R$ 20,00
Inicio do curso : 25-08-17
INFORMAÇÕES: wats (082) 9 9313-3221 - Tony Barros

Temas do curso dividido em 2 módulos

MÓDULO 1

1- TESTE DOS 7 TIPOS DE PERSONALIDADE 
2- RECONHECENDO A SUA LINGUAGEM DO AMOR 
3- TESTE DO SISTEMA REPRESENTACIONAL
4- ANÁLISE TRANSACIONAL 

MÓDULO 2

5- DEFINIÇÃO DE METAS 
6- VIAGEM AO MEU INTERIOR 
7- PRIMEIROS PASSOS PARA ATINGIR SUA NASCENTE INTERIOR 
8 - PERFIL DE PERSONALIDADE (RODA DA VIDA)

GUIA DE CARREIRAS

saiba mais:/ souvestibulando.com/carreiras.php

sexta-feira, 16 de junho de 2017

CRENÇAS X VALORES


E se eu dissesse que você tem tudo que precisa para quebrar as crenças que te limitam dentro de você?
Não acredita?
Todos já passamos por momentos nos quais ficamos paralisados e o motivo disso era uma única coisa, CRENÇA! Por muitas vezes eu fiquei paralisado e tomei atitudes em função de crenças que formei e hoje, ao olhar para trás, vejo que não era bem assim.

O Critico Interno é aquela voz que todas as pessoas possuem dentro de sí. Ele se torna inconveniente, quando estamos planejando uma mudança em nossa vida, ou desejamos conquistar alguma vitória, e logo somos assolados por pensamentos negativos, que em quase 90% das situações, acabam por nos fazer desistir de nossos planos e sonhos. Vejamos alguns exemplos de pensamentos negativos que podem surgir:
  • Eu não consigo me organizar;
  • Eu nunca vou conseguir atingir meus objetivos;
  • Eu não tenho direito a ter esta conquista;
  • Eu não sei como posso resolver este problema;
  • Eu não tenho capacidade em aprender isto;
  • Eu não consigo, eu não posso, eu não sei…
Quando começamos a dizer a nós mesmos frases que começam com “eu não (alguma coisa)”, é certo que estamos sob influência de um critico interno, e enquanto não dominarmos este pensamento, e transforma-lo em algo positivo, dificilmente iremos conseguir da um passo em direção ao nosso objetivo e sucesso.

O CRÍTICO INTERNO

Aprenda como controlar a sua voz interior crítica, e transforma-la em uma voz fortalecedora.
  • Nomeie a sua voz interna ou seu dialogo interior.
Isso é importante pois irá formalizar a sua voz interna, e assim, será mais fácil coloca-la fora de você, e ter um maior controle sobre como ela atua e influencia suas decisões.
  • Faça um diário de seu critico interno, passe pelo menos uma semana monitorando a freqüência, intensidade e palavras exatas de cada autocrítica
Esta etapa irá criar um diário inicial da atuação de seu critico interno, e desta forma, você poderá monitorar o progresso que esta fazendo na questão de transforma-lo em algo positivo para o seu desenvolvimento.
  • Escolha inicialmente um ou dois padrões de pensamento para iniciar seu processo de transformação.
  • Após escolher um ou dois padrões de pensamento negativo, elabore frases positivas que neutralizem a negativa, por exemplo:
Frase Negativa: Eu nunca vou alcançar minhas metas.
Frase Positiva: Mentira, eu já obtive muitos sucessos no passado e vou ter sucesso novamente.
  • Pratique estas novas sentenças sempre que vier a sua cabeça o critico interno com suas frases negativas. Monitore constantemente seus avanços junto ao seu “diário”, verificando os resultados positivos deste exercício. Se você fizer como indicado, em pouco tempo poderá perceber que as vozes se alteram dentro de sua mente, tornando-se em frases de positivismo, que irá facilitar em muito o seu acesso ao sucesso e objetivo que espera.

FORMAS DE INTERROMPER PADRÕES DE PENSAMENTO NEGATIVOS

As vezes o critico interno se torna tão intenso, que é necessário um pouco mais que força de vontade para combate-lo, neste caso, podemos usar a técnica a seguir para eliminar estes pensamentos negativos que povoam nossa mente:
  1. Defina o pensamento negativo ou critico que lhe incomoda;
  2. Escolha um padrão de interrupção. (O mais indicado e utilizado é um elástico no pulso, e sempre que perceber o padrão de pensamento negativo, estique o elástico e solte-o no pulso, interrompendo desta forma o padrão de pensamento)
  3. Ao mesmo tempo que utiliza o elástico, substitua o pensamento antigo por um novo pensamento, mas que seja positivo.
  4. Monitore os seus pensamentos enquanto dura o processo: Freqüência, Intensidade e a Utilidade da ferramenta na mudança de padrão.
  5. Continue praticando este exercício sempre que sentir um novo padrão de pensamento negativo tomando forma. A principal característica deste processo é o seu uso diário e constante, pois mudar uma forma de comportamento é sempre o maior desafio para quem deseja buscar novos horizontes e novas experiências que possam lhe trazer o sucesso e o desenvolvimento pessoal que almeja alcançar.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

PERFIL X PROFISSÃO: SAIBA COM QUAIS CARREIRAS VOCÊ COMBINA





PERFIL X PROFISSÃO: SAIBA COM QUAIS CARREIRAS VOCÊ COMBINA

Publicado por  | 22/03/2017 | 



Uma das decisões mais difíceis da vida de alguém é fazer a escolha certa de sua profissão. Entre tantas opções disponíveis, não é fácil escolher, principalmente, quando nos identificamos com várias e diferentes áreas. Mas, chega uma hora em que precisamos descobrir com qual carreira combinamos mais, para, então, decidir pela profissão que iremos ter.
Existem várias formas de fazer essa escolha. A mais importante leva em conta a análise do perfil da pessoa, considerando suas características, e o compara com carreiras existentes, tendo em vista as habilidades exigidas nessas áreas de atuação. Esse é um modo de verificar se a pessoa leva jeito para desempenhar as atribuições demandadas por uma determinada carreira. E, então, que tal saber com quais carreiras você combina?

QUAL A IMPORTÂNCIA DE TER O PERFIL PARA A CARREIRA?

Normalmente, quando alguém começa a pensar sobre qual profissão pretende ter, imagina que a carreira a ser seguida será por toda a vida. Não é mesmo? Sabemos, que nem sempre é assim, pois muitas pessoas acabam mudando de área ao longo de sua trajetória profissional. Mas, por mais que essas mudanças possam ocorrer, o ideal é que façamos a escolha certa.
Decidir corretamente pela carreira a ser seguida tende a contribuir para o sucesso profissional da pessoa. E isso acontece com mais rapidez se a decisão for feita logo, pois se evitam o tempo perdido com a formação em uma profissão que não será seguida e os gastos com os custos que ela exige. A maneira mais eficaz de descobrir que carreiras combinam com você é analisando o seu perfil.
Se você tem o perfil para determinada carreira também tem mais chances de se dar bem caso decida segui-la. E isso acontece por uma razão muito simples: as pessoas costumam desempenhar de maneira mais satisfatória as funções para as quais têm habilidades e gostam de exercê-las. Geralmente, os profissionais bem-sucedidos amam o que fazem.
Portanto, ter o perfil para uma carreira já é uma boa parte do caminho andado para se identificar e até ser bem-sucedido no desempenho da profissão em foco. Além disso, significa que você tem grandes chances de gostar dela, já que naturalmente possui características que estão ligadas a essa carreira. O perfil não necessariamente determina, mas, contribui muito para uma carreira.
Por outro lado, é muito difícil alguém que não possui certas habilidades desenvolvidas ou que não gosta de realizar as atividades que envolvem essas habilidades, ser capaz de desempenhar satisfatoriamente uma profissão que as exige. Suponhamos que você não goste de estudar biologia e química e tenha pavor de sangue. Com esse perfil, mesmo que a medicina seja uma carreira atrativa, dificilmente ela seria compatível com você.
As atividades relativas à profissão que desempenhamos ocupa uma parte considerável das nossas vidas e tempo, geralmente 8 horas de nossa jornada diária! Por isso, é importante fazer a escolha de uma carreira que envolva atividades que você sinta prazer em realizar e que sejam compatíveis a suas características pessoais.
Assim, o primeiro passo na caminhada em busca da carreira certa é identificar e analisar as características do seu perfil. Feito isso e após conhecer as habilidades exigidas pelas variadas profissões, você pode verificar a compatibilidade entre o seu perfil e as carreiras que te interessam. É importante também entender as demandas de mercado para cada carreira. Depois, você já está apto para fazer a sua escolha!

COMO IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DO SEU PERFIL?

Se o seu perfil é tão importante para a escolha da sua carreira, então, como fazer para identificá-lo? Um dos meios mais produtivos para conhecer o seu perfil é o autoconhecimento. É necessário que você olhe para dentro si próprio, enxergue e analise suas características de personalidade, gostos, preferências e habilidades. É preciso também que você preste atenção em suas atitudes, elas podem dizer muito sobre você.
Conhecer a si mesmo é muito útil na escolha, na adaptação e na permanência profissional. O autoconhecimento também ajuda bastante na análise das empresas que deseja trabalhar no futuro. Percebeu a importância? Que tal, então, saber de algumas dicas para identificar e analisar as características do seu perfil?

CONHEÇA AS SUAS HABILIDADES

A primeira ação que você deve fazer na busca pelo delineamento do seu perfil é conhecer as suas habilidades. Ao saber quais são as suas competências mais bem desenvolvidas, você pode passar a agrupar suas características em áreas com alguma afinidade. Você pode, por exemplo, perceber que tem facilidade para ler, escrever e se expressar oralmente, ou seja, descobrir que possui habilidades linguísticas.
É importante que você conheça quais atividades desempenha bem e descubra em quais você não é tão bom. Perceba também que tipos de problemas você tem mais facilidade para resolver. Descobrir se é bom em lidar com os sentimentos das pessoas, em praticar esportes, em planejar e administrar eventos e situações, em inventar e consertar coisas, em aprender e ensinar idiomas, entre outras atividades pode ser muito útil a você.

PERCEBA OS SEUS GOSTOS E AS SUAS PREFERÊNCIAS

Aquilo de que gostamos diz muito sobre nós mesmos, por isso, esse é um dos aspectos fundamentais do autoconhecimento. Gostar de alguma coisa ou, entre duas, ter preferência por uma delas indica os tipos de atividades que nos dão mais prazer em realizar. Isso significa que, geralmente, desempenhamos mais satisfatoriamente as tarefas de que mais gostamos ou preferimos fazer. O mesmo é válido para o que não gostamos.
Por isso, é essencial identificarmos os nossos gostos e as nossas preferências, assim como é fundamental descobrirmos aquilo que não nos agrada. As pessoas mais satisfeitas e felizes com os seus trabalhos são aquelas que geram mais resultados, são visadas e crescem profissionalmente com mais facilidade.

PRESTE ATENÇÃO EM SUAS ATITUDES

Podemos dizer que as atitudes que temos são o reflexo de nossas habilidades, gostos e preferências aliado às exigências da situação. Isso quer dizer que a forma como você lida com as demandas cotidianas também indica características do seu perfil pessoal. Assim, é importante repararmos em nossas atitudes para entendermos mais sobre nós.
Busque reparar tanto em suas atitudes diante de situações cotidianas vividas com seus familiares, amigos e colegas, como em situações inesperadas em que precisa tomar decisões novas e realizar ações não planejadas. Essas análises tendem a indicar sua desenvoltura em potenciais situações que têm naturezas diferentes. É importante ter em mente que qualquer detalhe de sua personalidade deve ser percebido e considerado.

IMAGINE-SE DAQUI A ALGUNS ANOS

Uma forma de conhecer mais sobre suas características pessoais é imaginar como você gostaria de estar daqui a alguns anos, cerca de 10, por exemplo. É importante que você pense, por exemplo, sobre o que gostaria de fazer, onde gostaria de morar. Essas são algumas perguntas capazes de te ajudar a refletir sobre si mesmo e consequentemente se conhecer mais. Você pode e deve fazer outras.

TESTE SUA ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Uma maneira bastante comum de descobrir traços de personalidade que indicam possíveis profissões a serem seguidas é a realização de teste vocacional. Esse tipo de avaliação é comumente feita por psicólogos especializados em orientação vocacional, área que considera informações da vida pessoal do estudante e conhecimentos relativos ao mercado de trabalho para ajudar o aluno a se conhecer e fazer a escolha da carreira.
Nesse tipo de avaliação, o futuro profissional passa por entrevistas, é submetido a testes de personalidade e comportamento, escreve textos, fala sobre os seus interesses, é apresentado a potenciais situações cotidianas de várias profissões. Você pode descobrir muito sobre você com a ajuda de um profissional preparado para isso.
Outra alternativa para auxiliar na identificação das características pessoais relevantes para a escolha de uma carreira é por meio da consulta a um coaching profissional. Tratam-se de especialistas que aplicam técnicas para descobrir os talentos vocacionais do estudante. Para isso, o coaching profissional desenvolve práticas que levam ao autoconhecimento do estudante e apresenta a ele as opções de carreira condizentes.

COMO ESCOLHER A CARREIRA DE ACORDO COM A ÁREA DO SEU PERFIL?

Depois que você conseguiu mapear o seu perfil, descobrindo suas características e habilidades mais marcantes, seus gostos e preferências, suas desenvolturas em diferentes situações e sua imagem do futuro, é hora de escolher a carreira. Mas, como fazer isso, considerando que existem muitas profissões? Vamos ajudar você! Veja o que pode fazer para fazer a escolha certa da carreira de acordo com o seu perfil.

DESCUBRA E PESQUISE SOBRE AS PROFISSÕES EM QUE PODERÁ USAR SUAS HABILIDADES

Sua primeira ação deve ser identificar as profissões em que geralmente são utilizadas as suas habilidades. Algumas serão mais fáceis de serem descobertas, principalmente, aquelas com as quais você já tiver tido maior contato. É importante que você também pesquise por profissões que você não conhece, pois pode ser que uma delas desperte o seu interesse. Além disso, há muitas profissões relativamente novas.
Feito isso, é importante que você liste as profissões encontradas. Para cada uma delas, você pode anotar as habilidades de que dispõe e que costumam ser úteis a tal carreira. Essa é uma maneira de você visualizar as carreiras que envolvem o maior número de habilidades que você possui.

EXPLORE AS PROFISSÕES COM AS QUAIS SE IDENTIFICA

Depois que encontrou e listou as profissões que demandam as suas habilidades, explore as carreiras que mais atraem o seu interesse. Essa exploração exige que você pesquise sobre o tipo de formação exigida, as atribuições do profissional formado, a área de atuação, a demanda do mercado de trabalho, a remuneração etc.. Também é importante que você busque informações sobre as possibilidades de crescimento de cada carreira.
Essa exploração pode ser feita de diferentes maneiras. Você pode pesquisar sobre essas informações em sites de diferentes naturezas, mas, com credibilidade ou em revistas especializadas. Outra forma viável é conversando com profissionais formados e que já atuam no mercado. Explorar as carreiras pelas quais se interessa é uma ferramenta eficaz para direcionar a sua escolha.

PESQUISE E ANALISE O CONTEXTO PROFISSIONAL EM QUE GOSTARIA DE TRABALHAR

Ao ter direcionado mais a sua busca, listado e selecionado suas potenciais carreiras de interesse, é importante que você pesquise sobre o contexto dessas profissões. É preciso que você verifique os principais ramos de negócios e as companhias de relevância que contratam esses profissionais.
Também é fundamental que você busque informações sobre o perfil do profissional de cada carreira que o mercado exige. Isso é essencial, já que pode mostrar aspectos que vão além da formação desenvolvida durante o curso de graduação, indicando quais características o mercado espera do profissional que opta por seguir determinada carreira.

COMPARE AS CARREIRAS PELAS QUAIS VOCÊ TEM INTERESSE

Pode ser que mesmo depois de pesquisar as profissões em que pode usar suas habilidades, explorar aquelas com as quais mais se identifica e analisar os seus contextos profissionais ainda tenha dúvidas. Diante dessa situação, uma estratégia é fazer uma comparação entre as carreiras pelas quais se interessou.
Fazer essa comparação pode te ajudar a alinhar ainda mais o seu perfil a uma possível profissão a ser escolhida. Isso porque, ao comparar as carreiras, é possível que perceba que alguma delas é mais compatível com as suas características pessoais e gostos ou tende a oferecer mais vantagens para você.

QUAL O CURSO INDICADO PARA A SUA CARREIRA?

Após ser capaz de identificar as possíveis carreiras que estão em conformidade com o seu perfil, é preciso fazer a escolha e identificar qual o curso mais adequado a ela. Essa é uma decisão muito importante, já que é bastante comum percebermos a compatibilidade do nosso perfil com uma área ampla do conhecimento, o que acaba gerando dúvidas na hora de realizar a escolha.
Ao fazer a escolha do seu curso, precisa levar em consideração dois fatores fundamentais. Primeiro: você vai se especializar em determinada área do conhecimento, uma área de que você gosta e com a qual se identifica. Por exemplo, se gosta de ler, escrever e se comunicar, pode cursar Letras, Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Secretariado Executivo.
Segundo: você vai não só se especializar em uma área do conhecimento, mas, desenvolverá diversas atividades cotidianas demandadas por ela. Se optar por cursar Letras, por exemplo, é muito provável que se torne professor, o que demandará diversas habilidades relacionadas a essa prática pedagógica. Isso significa que você deve considerar tanto a área de formação quanto as especificidades de atuação para escolher.
Para tentar te ajudar a identificar com quais carreiras o seu perfil mais combina, mostraremos as principais características e habilidades demandadas em cada área de atuação. Com isso, você poderá identificar quais os cursos mais adequados de acordo com o seu perfil. Por existirem muitos cursos, não temos espaço para falar de todos, mas, abordaremos os mais comuns nas áreas que os reúnem. Não perca tempo e confira!

ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO, NEGÓCIOS E SERVIÇOS

Essa é uma área que requer muitos conhecimentos humanísticos relacionados à sociologia, comportamento humano, relações de trabalho e marketing. Exige, no mínimo, algum domínio de estatística e cálculo, portanto, demanda conhecimentos de matemática. Também envolve conhecimentos culturais e com relação ao planejamento e organização de recursos humanos e financeiros.
Para seguir uma carreira nessa área, há várias opções, entre as quais estão os cursos de Administração e Ciências Contábeis. É importante lembrar, porém, que cada uma dessas graduações também vai exigir habilidades específicas. A um contador serão exigidos mais conhecimentos financeiros do que a um administrador, que, por sua vez, deve ter espírito de liderança, por exemplo.

ÁREA DE SAÚDE E BEM-ESTAR

Trata-se de uma área em que o cuidado e o zelo pelo outro é fundamental, o que exige paciência, interesse pelo bem-estar alheio, equilíbrio emocional, sensibilidade, atenção e facilidade para comunicar-se. Por outro lado, em razão das rotinas de trabalho estressantes e repletas de situações em que é preciso diminuir sofrimentos e salvar vidas, é uma área que demanda profissionais que consigam trabalhar sob muita pressão.
Entre as opções de carreira nessa área estão os cursos de EnfermagemFisioterapia, Nutrição e Educação Física. Cada um desses cursos terá suas próprias demandas. Um educador físico, por exemplo, deve ter vocação para orientar e ensinar. Já um enfermeiro deve ser ágil e preciso em suas ações.

ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA

São requeridas nessa área habilidades matemáticas, capacidade para a resolução de problemas e muito raciocínio lógico. Ao profissional que nela atua é exigido que tenha criatividade, goste de vencer desafios, se interesse por questões de inovação e tecnologia, seja dinâmico e disponha de versatilidade.
Entre as opções na área, estão os cursos de Ciência da ComputaçãoFísicaMatemáticaSistemas de Informação etc.. Conforme o curso, habilidades singulares serão demandadas. Um cientista da computação deverá ter facilidade para lidar com as diferentes facetas do processamento digital. Um matemático deverá ter habilidades para ensinar e lidar com o cotidiano escolar.

ÁREA DE MEIO AMBIENTE E CIÊNCIAS AGRÁRIAS

O mais importante pré-requisito para atuar nessa área é gostar da natureza. É demandado aos profissionais que estejam em harmonia com a fauna e a flora do ambiente, mesmo que não atuem diretamente ao ar livre. Também é importante que se preocupem com questões de preservação e sustentabilidade, haja vista os fatores químicos, físicos, econômicos e sociais que atuam na sobrevivência dos seres vivos.
Entre as opções de carreira nessa área estão os cursos de AgronomiaCiências Biológicas e Medicina Veterinária. Considerando que cada uma dessas profissões tem suas especificidades, demandará habilidades particulares de seus profissionais. Um agrônomo deve ter afeição por questões relativas ao campo, enquanto um médico veterinário deve se interessar pela saúde de animais.

ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

Essa área é caracterizada por produzir e disseminar pensamento crítico sobre o homem e a sociedade, colocando essas reflexões a serviço dos diferentes grupos sociais. Por isso, os profissionais que nela atuam devem gostar de ler, escrever e se expressar oralmente, o que faz com que o domínio das habilidades linguísticas e de raciocínio intelectual sejam fundamentais.
As opções de carreira nessa área compreendem os cursos de DireitoHistória, LetrasPedagogiaServiço Social, entre outros. Cada um desses cursos também vai exigir habilidades específicas. Um pedagogo deve dominar técnicas de analogia e exemplificação que facilitem sua didática. Já um assistente social deve ser capaz de atuar em prol do bem-estar da sociedade.

ÁREA DE ENGENHARIA E PRODUÇÃO

Assim como as ciências exatas e informática, essa área exige habilidades de cálculo, raciocínio lógico, capacidade para solucionar problemas e criatividade. Outras importantes capacidades demandas é o espírito para liderar equipes, habilidades de projeção e criação de ideias, assim como a transformação de números e fórmulas em processos e produtos eficientes e úteis.
Entre as opções de carreira nessa área estão os cursos de Engenharia CivilEngenharia MecânicaEngenharia de Controle e AutomaçãoEngenharia de Produção e Engenharia Elétrica. As habilidades específicas em cada curso variam principalmente conforme o tipo de engenharia.

ÁREA DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

Como essa área está relacionada ao levantamento, organização e apresentação de informações a determinado público-alvo, exige versatilidade e dinamicidade para conhecer e lidar com mídias e tecnologias. A área também demanda profissionais comunicativos, curiosos, criativos e com muita flexibilidade de horário, tendo em vista as características das funções envolvidas nas carreiras.
Englobados nessa área estão os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Levando em conta que cada uma dessas profissões tem suas especificidades, exigirá habilidades particulares de seus profissionais. Um publicitário deve ser extremamente criativo e inovador. Um jornalista precisa ser muito atento aos acontecimentos diários.

ÁREA DE ARTES E DESIGN

O senso estético apurado e a sensibilidade são fundamentais para essa área. É exigido dos profissionais que atuam nessa área que tenham conhecimentos culturais diversos, além de habilidades de percepção aguçadas, criatividade, interesse por diferentes formas de tecnologia e disciplina para o aprendizado e domínio de técnicas.
Entre as possibilidades de carreira nessa área estão os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música. Conforme o curso, habilidades específicas serão exigidas. Um arquiteto deve dominar técnicas de desenho, mesmo que digitais, enquanto um músico deve ter muita sensibilidade e percepção auditiva.
Agora que você já descobriu formas de se autoconhecer, soube mais sobre as diferentes profissões e se informou sobre potenciais desafios que cada uma delas coloca, pode começar a refletir sobre a sua escolha. Não se esqueça de que mesmo descobrindo as profissões que mais combinam com o seu perfil, o sucesso em sua carreira dependerá ainda de muitos outros fatores. Mas, escolher a carreira certa já é metade do caminho!