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sexta-feira, 5 de maio de 2017

A Tríade do Tempo – Organize-se



Tríade do tempo
Por Christian Barbosa

A Tríade do Tempo é um modelo atualizado de classificação que mostra, gráfica e percentualmente, a forma como você utiliza suas horas. O tempo não é matricial e está extremamente relacionado com o número 3: são três os ponteiros do relógio, são três os
períodos temporais (passado, presente e futuro – manhã, tarde e noite), são três os elementos do átomo, o três é o número de maior precisão de datas e horas dos bancos de dados de computadores e a base da Trindade cristã. O tempo então é uma tríade composto de atividades importantes, urgentes e circunstanciais.

ESFERA IMPORTANTE
Refere-se a todas as atividades que você faz e são relevantes em sua vida – aquelas que trazem resultado de curto, médio ou longo prazo. É a esfera da estrada certa, na qual você conduz seu carro e sabe que na linha de chegada estará realizada.
Repare que as coisas importantes têm prazos de execução e nunca são urgentes. A consulta ao cardiologista para um check-up, por exemplo, e uma tarefa importante que deve ser feita em determinado período e marcada com antecedência. Afinal de contas, você conhece algum cardiologista que marca consultas para o mesmo dia? Se você, porém, sofrer um infarto, a consulta ao cardiologista já não será mais importante, pois passou a ser urgente. Nesse caso, uma tarefa importante pode tornar-se urgente se não for cumprida no tempo previsto.

A ESFERA DA URGÊNCIA
Abrange todas as atividades para as quais o tempo está curto ou se esgotou. São as exigências que chegam em cima da hora, não podem ser previstas e geralmente causam pressão e estresse (relatórios inesperados, esquecimentos, problemas de saúde, reuniões emergenciais ou clientes que apresentam problemas são alguns exemplos). Como estamos muito acostumados com as urgências da vida, acabamos por adiar o que é importante e só o realizamos quando se torna urgente e extremamente necessário. Quando você vai ao dentista? Quando leva o carro para consertar? Quando faz aquele planejamento importante? Infelizmente, a negligência diante das coisas importantes conduz nossa rotina a um frequente regime de urgência.

ESFERA CIRCUNSTANCIAL
Por sua vez, cobre as atividades desnecessárias ou excessivas. São os gastos inúteis de tempo e as tarefas feitas por comodidade ou por serem “socialmente” apropriadas. É a esfera da estrada que não leva a lugar nenhum, que não traz nenhum resultado, mas apenas frustrações (uso exagerado da internet, certas festas, reuniões sem propósito, e-mails que veiculam brincadeiras, horas incontáveis perdidas diante da TV e conversas fúteis são bons exemplos).
Um ponto importante e diferente da Tríade do Tempo em relação a outros conceitos é o fato de que as esferas não se misturam. Logo, não existe nada que seja importante e urgente ao mesmo tampo. Se for importante, tem prazo, não gera estresse nem exige atenção imediata. A tarefa urgente pode ter sido importante um dia, mas, a partir do momento em que foi adiada, deslocou-se automaticamente para a esfera da emergência.
Talvez essa afirmação cause espanto às pessoas habituadas a outros modelos de Administração do tempo. A maioria deles fala da existência de atividades simultaneamente importantes e urgentes. Muitas pessoas gastam tempo demais em certas tarefas por acreditar que, por serem importantes e também urgente, proporcionam bons resultados. Na verdade, trata-se de estresse disfarçado de importância, de um engano, pois não há meios de uma tarefa ser importante e urgente ao mesmo tempo!
Além disso; a própria definição de urgente e importante mostra-se incompatível, por isso algo nunca poderia ser importante e urgente ao mesmo tempo. Quando você separa o importante do urgente em sua vida, em seu tempo e em sua equipe, fica muito mais fácil entender (e resolver) os problemas e a forma como você utiliza seu tempo.

Lembre-se sempre de :
  1. Não deixar o que é importante para depois;
  2. Ter uma agenda e organizar seu dia a dia em tarefas e metas diárias, tanto aquelas rotineiras como exercícios físicos, estudos , trabalhos e toda e qualquer atividade que se faz todo ou quase todo dia; e também escereva as tarefas circunstanciais e pontuais, ou seja ,aquelas que você tem que resolver uma vez, como por exemplo pagar uma conta,resolver um problema que surge etc. Organize seu tempo !!
  3. Cortar de seu dia a dia atividades que não te levam a nada e sugam sua energia, ok ,uma vez ou outra ,elas tudo bem ,mas no dia a dia corte ao máximo que puder, tipo televisão,mídias sociais como facebook,caso não seja importante, e outras;
  4. Evite distrações quando estiver fazendo coisas importantes como whatsapp, telefone,conversas etc etc, ou seja, no momento que estiver fazendo algo importante busque ficar concentrado e focado,sem distrações de pessoas e do ambiente, imponha limite se for preciso deixando claro que precisa de espaço e tempo naquele momento,isso vai aumentar muito sua produtividade

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